terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Guerra de Israel


Bem, nos últimos dias temos acompanhado uma série de notícias sobre Israel e a tal Faixa de Gaza. Não sei vocês, mas eu "boiei" no começo .Por isso resolvi escrever sobre esse tema, de uma forma menos formal tentarei esclarecer uma pouco sobre o assunto, afinal a gente precisa ficar bem informado.Aposto que vão cobrar isso da gente na escola e vestibular. Começarei pela informação mais importante Faixa de Gaza. O que é Faixa de Gaza, onde que fica, e por que está no meio dessa atual guerra. Faixa de Gaza encontra-se no Oriente Médio,faz fronteira com Israel( norte e leste) e com o Egito(ao sul).Entre 1967 e 2005 esse território foi ocupado militarmente por Israel(que ocupou vários outros territórios desse modo).O espaço áereo e marítimo atualmente é controlado por Israel e a juridição é dos Palestinos,confuso isso não? Faixa de Gaza não só está no meio como é o motivo da Guerra.Essa é uma guerra religiosa, entre Israel e os vizinhos árabes.
  • Antecedentes:
Como ouvimos desde criança, para entender o presente necessitamos do passado (isso é mais que verdade). Essa guerra vêm se alastrando desde 1917 ,quando a Palestina abrigava uma população de um milhão de palestinos e 100 mil judeus.Bem, aí acaba a primeira Guerra Mundial , e a Palestina é colocada sobre controle Britânico. Queridos leitores, não entrarei muito em detalhes, já que essa parte está bem longe do que acontece hoje. Vem a Segunda Guerra, depois a Guerra Fria ...E esses estados( no caso os Britânicos) enfraquecem.O atrocidades cometidas contra os judeus pelo regime nazista alemão colocaram o Ocidente diante do dever moral de atender à antiga reivindicação sionista de criação de um Estado judeu.Depois de muitas reivindicaçãoes ... A partir de 30 de novembro de 1947, logo após a aprovação do Plano, forças paramilitares judias entram em confronto com milícias árabes palestinas e voluntários do Exército de Liberação Árabe, enquanto os britânicos, responsáveis pela administração do território, se retiravam. As forças palestinas foram derrotadas, várias cidades mistas, à exceção de Jerusalém, passam ao controle das forças judias, e 350 000 a 400 000 iniciam o caminho do êxodo. Tá ficando confuso... A vitória sionista tinha desafiado a modernidade árabe, e alguns escritores perguntaram-se se a continuidade da presença árabe na história fora destruída para sempre. [4] São esses os antecedentes.Não se preocupe se não entendeu direito.É só pra ter uma noção, aliás ninguém é obrigado a entender de uma hora pra outra uma coisa tão complexa.
  • Conflito:
Enfim o conflito. =) É decretado o fim do domínio Britânico sobre a Palestina, o estado de Israel ganha independência. Estado de Israel é proclamado em várias partes do território. Os Estados árabes vizinhos, que contestam a criação de Israel, decidem intervir. Os exércitos do Egito, Iraque, Líbano, Síria e Transjordânia - aos quais se incorporam as forças árabes Palestina remanescentes-, com apoio político de outros países,entram na Palestina. Começa a a primeira de uma série de guerras que iriam constituir o longo conflito árabe-israelense.

Um conflito provocou a fuga de 900 mil palestino das áreas incorporadas por Israel, que deverão formar o imenso contingente de refugiados dispersos pelos campos do Oriente Médio e, nos anos seguintes, serão frequentemente referidos como a questão Palestina - que permanece sem solução até os dias atuais.

  • Conversinha com vocês
Bem amigo(a), espero que tenha entendido um pouco sobre esse conflito.Esse post foi feito não com a intenção de te ensinar sobre o assunto,mas para te "entusiasmar" a aprender um pouco mais. Aí vai um conselho! Larga um pouco esse orkut, e pare de procurar na Internet apenas textinhos e brincadeiras(que no caso aqui tem também). Procure notícias,atualidades...É desse jeito que a gente vai pra frente. Beeijoonabundaa ! ;D

3 comentários:

  1. Oi Amanda, bacana vc se preocupar com um assunto tão importante como esse. Sou judia e sofro com oque está acontecendo por lá. Sou totalmente contra qqr tipo de violência, nenhuma guerra é justificavel. Muito bom o teu texto, parabéns.
    Um bj e fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda, muito bom o seu blog, vejo que acabou de criar o blog! Escrever é um vício, espero que vc não pare. muito boa a foto do início! Vou sempre dar uma passadinha por aqui, espero que passe às vezes no meu também. Quanto a questão da guerra, gostaria só de adicionar uma questãozihna: o estado de Israel foi criado, por uma série de razões entre inúmeros estados árabes, depois da segunda guerra mundial. Esta época foi caracterizada pela expansão do imperialismo norte-americano, a busca de novos mercados. Será que a criação de Israel não tem ligação também com intenção, por parte dos EUA, de expandir seu império para aquela região riquíssima em petróleo? Muitas vezes penso assim. Não quero dizer que a culpa é de alguém. Torço muito para a paz, mas pelo jeito as coisas infelizmente não irão terminar por agora... existe muito petróleo ainda por lá. Abraços

    ResponderExcluir